O GRUPO

Inicialmente o grupo se chamava Os Selvagens, e era formados pelos irmãos, José (Yé), Cid, Oscar, Clóvis, Jairo, e Edgar, naturais da cidade de Carazinho/RS.

Anos mais tarde mudou-se para Joaçaba/SC, onde o nome do grupo passou a se chamar Irmãos Ramos, por lá permaneceram durante quatro anos, nesta época o movimento gaúcho do Paraná estava em ascensão, e o grupo mudou-se para Campo Mourão onde fizeram o baile de fundação do CTG Índio Bandeira no ano de 1979.
Ainda em 1979 Os Irmãos Ramos se inscreveram para participar do 1º Festival Nacional da Radio Record, onde ganharam o primeiro lugar cantando Gaitinha de Oito Baixos, tendo como prêmio pelo festival a gravação do primeiro disco e dinheiro para comprar uma Veraneio.

A gravadora SETA para lançar o disco pediu a mudança do nome e escolheu o nome que permanece até hoje: Grupo Minuano.

BaN01

Nos anos de 1980 e 1981 grupo concorreu novamente e ganhou 2º lugar nos dois anos consecutivamente.
Com o passar dos anos, e novas formações o grupo alcançou grandes vitórias como o prêmio de Melhor Grupo Tradicionalista do Paraná nos anos 1991, 1992, 1993, Troféu Imprensa do Paraná em 1996, e consagrou-se com a turnê nos Estados Unidos no ano de 2001 onde receberam uma menção honrosa pela difusão da música gaúcha no Brasil e no Exterior, com a formação: Yé, Rosenildo, Maurício, Juliano, Marcelo, Paulinho, Carlinhos e Grilo, ganharam o Troféu Nenito, como destaque do ano de 2002, concedido pelo Jornal Buenas Tchê.

Hoje com 14 CD’s gravados, sendo que o 13º foi gravado ao vivo na cidade de Curitiba/PR, desponta com uma formação composta por jovens talentosos, destacando-se na mídia regional e nacional, como no Programa Dia a Dia da Bandeirantes, e o Programa do Ratinho, feito recentemente.

É por essa história de 34 anos que o Grupo Minuano é consagrado pela sua trajetória e qualidade musical.